DE DENTRO PARA FORA

Sem-Título-2

 

A Páscoa acabou e a minha barriga está super inchada. Os exageros gastronómicos cometidos no fim-de-semana deixaram marcas. Muito açúcar, gordura e álcool à mistura… Mas e agora? Tenho a certeza que voltar à minha alimentação saudável e à rotina de treinos não será o suficiente… Sinto que os excessos deram cabo do meu fígado e alguns sintomas, como dor de cabeça e cansaço são indicadores disso mesmo. Uma das funções do fígado é transformar a galactose e a frutose em glicose para ser usada como fonte de energia. Se ele estiver debilitado, lá se vai a nossa boa disposição… O fígado é também o responsável pela filtragem do sangue, enviando as toxinas para os rins onde são posteriormente eliminadas. Por isso, não adianta nada fazer dietas “detox” se o fígado não estiver a funcionar bem.

gengibre-beneficios-1

A minha naturopata já me tinha alertado sobre a importância de “limpar”o fígado com alguma regularidade e eu costumo fazer muitas vezes. Segunda-feira teria sido o dia perfeito para recomeçar a ter estes cuidados… mas hoje, ainda vamos a tempo, por isso não há desculpas! E como podemos fazer isso? Através do consumo semanal de alcachofras, limão, beterraba, maçãs, agrião, chicória, raiz de gengibre, chá dente-de-leão, chá de funcho e açafrão das Índias. E claro, com uma dieta com pouca gordura e sem bebidas alcoólicas.

Deixo-vos um pouco da minha rotina para “limpar”o fígado:

Começo o dia sempre com um copo de água morna com 10 gotinhas de limão. Depois do pequeno-almoço, faço um suplemento a base de alcachofra, próprio para limpeza do fígado (consulte o seu medico). Ao meio da manha, como uma maçã. Ao almoço, um peixinho grelhado com uma salada de agrião, quinoa e beterraba. Sempre que possível, bebo um chá quentinho. A meio da tarde, um sumo de maçã com gengibre. À noite, sopa de batata doce com alho francês e açafrão das índias acompanhada de arroz integral e sementes de abóbora (por exemplo).

suco-de-beterraba-faz-bem-1

Hummm… E já me sinto melhor só de pensar que vou voltar à minha rotina saudável!
E vocês, já estão a recuperar dos excessos?